#memeclube IV · “Reaction GIFs: humor situacional”

meme223798Dando sequência ao ciclo de discussões sobre a propagação de afetos e emoções na internet, o #memeclube Reaction GIFs objetivou debater o humor situacional expressado por meio de reações performatizadas por personagens em peças visuais animadas. O evento concentrou-se em explorar o formato dos GIFs que apresentam reações, comentários visuais, e satirizam o gestual ou as expressões faciais de atores ou personalidades midiáticas, quando tiradas de contexto.
 
Trazendo também para a discussão os padrões formulares de snowclones, como “Como Eu Me Sinto Quando…”, as animações ou frames isolados, funcionam como dispositivos para expressar sensações. São normalmente sequências curtas de filmes, séries ou reality shows, ressignificados, e popularizados através de um formato visual animado, sem áudio, desenvolvido em meados da década de 1990, como alternativa aos arquivos de vídeo, então, difíceis de serem carregados e difundidos em sites da internet.
 
O #memeclube Reaction GIFs foi realizado em 20 de junho de 2013, com curadoria dos bolsistas PROEX Nicollas Fraga e Anthony Ravoni, do bolsista PIBITI/CNPq Luan Dutra, do bolsista de monitoria/UFF Gabriel Dutra, e coordenação geral do professor Viktor Chagas. O evento foi organizado a partir de um conjunto de atividades que envolveu a realização, ainda no ano anterior, de uma oficina de GIFs animados, ministrada por Gabriel Dutra, na Universidade Federal Fluminense, e da realização de entrevista exclusiva com Marcelo Cidral, criador do Tumblr “Como Eu Me Sinto Quando…”, exibida na ocasião em formato de videoconferência.
 
 

Catálogo da exposição

 

 
 

Simpósio + Exposição #MUSEUdeMEMES
 
O #MUSEUdeMEMES e o Museu da República orgulhosamente apresentam: o Simpósio + Exposição #MUSEUdeMEMES. Acompanhe as novidades em nosso hotsite. ;)
 
 
Exposição #MUSEUdeMEMES: a partir de 18 de maio
Simpósio #MUSEUdeMEMES: 29 a 31 de maio
 
Mais informações!