#memeclube III · “˜le Rage Comics e emoticons: a propagação das emoções através da web”

meme223798O #memeclube Rage Comics iniciou um ciclo de discussões a respeito da propagação de afetos e emoções através da internet. O encontro, realizado em 2013, teve como objeto principal a discussão sobre os Rage Comics, personagens que ilustram tirinhas e são estilizados em representações gráficas a partir das emoções que expressam, como o Trollface, o Pokerface e o Me Gusta. Muitos desses personagens são mundialmente reconhecidos e os Rage Comics, em grande medida, ajudaram a popularizar o fenômeno dos memes, passando, em muitos países, a ser tratados como sinônimo de meme de internet.
 
Os personagens de Rage Comics se caracterizam por alternar suas expressões faciais ao longo da historieta, assumindo diferentes representações, ora como Derp, ora como Rage Guy, ora como Trollface, e assim por diante. Na prática, as representações visuais que conhecemos expressam as reações dos personagens nas tirinhas, e, por isso, os Rage Comics guardam um evidente paralelo com outras formas de expressar emoção através do ambiente das mídias sociais, como os emoticons, os kamojis e os emojis.
 
O #memeclube foi organizado sob a coordenação do professor Viktor Chagas, com auxílio dos bolsistas PROEXT/MEC Anthony Ravoni e Isabella Lupatini, da bolsista PROEX Mayara Caetano, e com premiação sorteada ofertada por Jurdiney Jr. O evento foi realizado em 24 de janeiro de 2013.
 
 

Catálogo da exposição

 

 
 

Imagens da vernissage

 

Simpósio + Exposição #MUSEUdeMEMES
 
O #MUSEUdeMEMES e o Museu da República orgulhosamente apresentam: o Simpósio + Exposição #MUSEUdeMEMES. Acompanhe as novidades em nosso hotsite. ;)
 
 
Exposição #MUSEUdeMEMES: a partir de 18 de maio
Simpósio #MUSEUdeMEMES: 29 a 31 de maio
 
Mais informações!