#memeclube XII · “Haters gonna hate: memes e rivalidades”

“Haters gonna hate” foi uma exposição realizada pelo #MUSEUdeMEMES em 2017, que explorou diferentes formas de rivalidades, da política ao universo do entretenimento e dos esportes. A curadoria procurou recuperar memes que repercutem polarizações e espelham públicos afetivos.
 
A pesquisa mapeou como memes expressam e até mesmo materializam singularidades, como geram ações conectivas, se situam no limiar fenomenológico entre fatos e opiniões, contribuem para a conformação de grupos e conferem visibilidade a minorias políticas. Muito além das rivalidades políticas ‐ como coxinhas vs. mortadelas ou golpe vs. impeachment ‐, foram também trabalhadas questões concernentes ao ativismo fã ‐ como os seguidores das divas pop Taylor Swift e Katy Perry ou os leitores de quadrinhos da Marvel e da DC ‐, às torcidas de futebol e até a algumas disputas bairristas.
 
A exposição, inaugurada em 7 de novembro de 2017, foi capitaneada pelo mestrando Daniel Rios (PPGCOM-UFF) e pelo bolsista PIBITI/CNPq Rodrigo Firmino, e teve o apoio da mestranda Ana Beatriz Brêtas (PPGCOM-UFF), do bolsista PIBIC/CNPq Carlos Bonifácio, e dos voluntários Dandara Magalhães, Lua Inocêncio, Tassiana Benamor, Andressa Teixeira, Ana Clara Teixeira, Isabela Santiago, Matheus Panaro, Matheus Quintan e grande companhia.
 
 

Catálogo da exposição

 
#TeamA

 
#TeamB

 
 

Música ambiente

 

 
 

Imagens da vernissage