#memeclube XI · “Femimemes: rindo na cara do patriarcado”

meme223798“Femimemes” foi uma exposição realizada pelo #MUSEUdeMEMES em 2017, abordando diferentes gêneros de memes feministas. O roteiro da exposição mapeou dezenas de campanhas, ações coletivas e reações populares desencadeadas a partir de experiências de misoginia e assédio, com a formação de redes de solidariedade e respostas provocativas e afirmativas.
 
A pesquisa contou com o levantamento de inúmeros casos já abordados pelos pesquisadores do #MUSEUdeMEMES, como as campanhas #PrimeiroAssédio e #MeuAmigoSecreto ou a ação coletiva #BelaRecatadaEDoLar, que teve lugar após uma reportagem da Revista Veja com o perfil da então esposa do vice-presidente Michel Temer, Marcela Temer. Ancorada em leituras da teoria do reconhecimento e da teoria feminista, especialmente a partir de pesquisadores como Axel Honneth e Lisbet Van Zoneen, o #memeclube “Femimemes” obteve recorde de público, com mais de uma centena de visitantes, no intervalo de três horas de duração da apresentação.
 
A exposição, inaugurada em 30 de maio de 2017, foi capitaneada pela mestranda (PPGCOM-UFF) Ana Beatriz Brêtas, pela doutoranda (PPGCOM-UFF) Lua Inocêncio, e pela voluntária Dandara Magalhães, e teve o apoio do mestrando (PPGCOM-UFF) Daniel Rios, do bolsista PIBINOVA Luiz Filipe Paz, do bolsista PIBIC/CNPq Rodrigo Firmino, e das voluntárias Carolina Brandão, Fernanda Freire, e Tassiana Benamor.
 
 

Catálogo da exposição

 

 
 

Música ambiente

 

 
 

Imagens da vernissage