#memeclube X · “Olimpíadas dos memes: é tetra ou treta?”

meme223798“Olimpíadas dos memes” foi uma exposição realizada pelo #MUSEUdeMEMES em 2016, no contexto dos Jogos Olímpicos Rio 2016. O debate enfatizou o longo histórico de relações entre a cultura dos memes e os esportes, remontando, no Brasil, especialmente aos preparativos para a Copa do Mundo 2014, com manifestações contra a corrupção na FIFA e sátiras ao vexame do escrete brasileiro na partida contra a Alemanha, o fatídico 7 a 1.
 
A exposição fez ainda um apanhado dos memes sobre o universo esportivo, das piadas entre os torcedores nas derrotas dos times rivais à rivalidade entre as próprias modalidades, como é caso dos memes sobre basquete e futebol americano, nos Estados Unidos. A experiência foi convertida, mais adiante, na primeira exposição temporária organizada pelo #MUSEUdeMEMES, em parceria com a Casa de Rui e a Fundação Getulio Vargas.
 
“Olimpíadas dos memes” foi realizada no dia 7 de julho de 2016, com coordenação geral do professor Viktor Chagas, e curadoria da bolsista PROEX Dandara Magalhães, do bolsista PIBITI/CNPq Daniel Rios, do bolsista PIBIC/CNPq Luiz Filipe Paz, e apoio da bolsista PROEX Carolina Brandão, e das voluntárias Ana Clara Pinheiro, Júlia Freiman, e Thays Pereira.
 
 

Catálogo da exposição

 

 
 

Imagens da vernissage

 

Simpósio + Exposição #MUSEUdeMEMES
 
O #MUSEUdeMEMES e o Museu da República orgulhosamente apresentam: o Simpósio + Exposição #MUSEUdeMEMES. Acompanhe as novidades em nosso hotsite. ;)
 
 
Exposição #MUSEUdeMEMES: a partir de 18 de maio
Simpósio #MUSEUdeMEMES: 29 a 31 de maio
 
Mais informações!