Codebooks

 

O que é um Livro de Códigos?

 
Livros de códigos são materiais suplementares de pesquisa que indicam procedimentos de interpretação e análise qualitativa de dados em pesquisas que envolvem análise de conteúdo. Eles servem como instrumentos que guiam os codificadores na operação de tratamento de dados categóricos.
O grupo de pesquisa coLAB e o projeto #MUSEUdeMEMES utilizam livros de códigos em diversas pesquisas realizadas por seus integrantes. Nesta página, alguns desses materiais são publicados a fim de garantir transparência, crítica e replicabilidade à experiência de pesquisa. A produção intelectual do grupo pode ser acessada em nosso repositório digital de publicações.
 
 

Livro de Códigos Eleições 2018

Utilização

Livro de Códigos empregado na análise de conteúdo de memes publicados no Twitter durante os debates eleitorais de 2018. As variáveis foram projetadas com base em proposta anterior de investigação por Viktor Chagas.

Livro de Códigos MBL 2018

Utilização

Livro de Códigos empregado na análise de conteúdo de imagens publicadas no Instagram pelo Movimento Brasil Livre (MBL), coletadas entre janeiro e fevereiro de 2018. As variáveis foram projetadas com base em proposta anterior de investigação de Viktor Chagas, e adaptadas para este estudo por Viktor Chagas e João Guilherme Bastos dos Santos.

Livro de Códigos Eleições 2014

Utilização

Livro de Códigos desenhado para análise de 6 mil imagens coletadas do Twitter durante os debates presidenciais televisionados pelas principais emissoras abertas no Brasil, em 2014. As variáveis foram projetadas por Viktor Chagas e o material foi codificado por Daniel Rios, Dandara Magalhães, e Luiz Filipe Paz. Os resultados foram publicados em uma série de artigos, entre 2015 e 2018.
 
Acessar em versão HTML

 
 

meme (uma abreviação do grego μίμημα [míːmɛːma]) · é um fenômeno típico da internet, e pode se apresentar como uma imagem ou analogia, uma frase de efeito, um comportamento difundido, um desafio. memes são geralmente efêmeros mas no #MUSEUdeMEMES eles se tornam memória